quarta-feira, 3 de julho de 2013

TEXTO Sobre algumas oficinas que desenvolvi no Instituto Prof - Paraisópolis



As aulas de Arte rompem paradigmas da turma do CEA – Complementação Escolar de Adolescentes.
Na primeira aula, alguns declararam que não dominavam as habilidades do desenho ou pintura. Muitos educandos estavam dispersos e sem concentração. Porém, o educador Jardélio Santos, construiu as etapas de suas aulas de uma maneira que desmistificou o processo, fazendo com que cada um percebesse a sua potencialidade para a arte. Como parte do processo, realizou acordos de disciplina e responsabilidades com o grupo, trabalhando assim questões comportamentais e de valores.
O “corpo” foi a temática principal deste primeiro trabalho com os adolescentes, onde eles delinearam com um lápis seus corpos em papel Kraft em tamanho natural, sobrepondo-os de acordo com as posições escolhidas, formando uma mistura de traços e corpos. A segunda etapa foi delimitar as linhas criadas com tinta preta, produzida pelos educandos com gema de ovo, processo chamado tempera. O próximo passo foi à pintura das áreas entre os traços fortemente demarcados.
Antes do início da prática, uma vivência ou apresentação de um grande pintor era realizada. Isso apoiou o desenvolvimento das aulas, inspirando os adolescentes a pegarem o pincel com motivação.
No quinto encontro, os educandos se encontravam concentrados em seus desenhos e pinturas, mostrando um comportamento completamente diferente da primeira aula. E, os resultados dos trabalhos ficaram surpreendentemente maravilhosos.
Hoje, a aula de artes se tornou uma das preferidas dos adolescentes. Parabéns ao educador Jardélio Santos pelo maravilhoso trabalho!


http://institutoprof.wordpress.com/2013/05/07/aulas-de-arte-transformam-olhares-dos-adolescentes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário